Faz a limpa!
- Vanessa Ivanovs
- 6 de mar. de 2018
- 3 min de leitura
Minha mãe sempre me incentivou a manter as minhas coisas organizadas. É uma característica que ela disse que já veio comigo, mas eu acredito que a influência dela ajudou a consolidar isso em mim. Fazer uma limpa e ficar só com as coisas que realmente são importantes ou que você realmente usa são conceitos que se tornaram ainda mais presentes depois que minha mãe conheceu o método da Marie Kondo.
Marie “KonMari” Kondo é autora do best-seller The Life-Changing Magic of Tidying Up (ou A Mágica da Arrumação em português) e segundo a descrição em seu site se dedica a organizar o mundo trazendo alegria para a vida das pessoas. O método é resumido em cinco etapas:

REGRA 1
Comprometa-se a arrumar
REGRA 2
Imagine seu estilo de vida ideal
REGRA 3
Termine o descarte primeiro
REGRA 4
Organize por categoria, não por localização
REGRA 5
Siga a ordem certa
REGRA 6
Pergunte-se se te traz felicidade
A sexta e última regra foi adotada com força pela minha mãe e é a que eu mais aplico nos "bota-fora"! Eu vou confessar que não li o livro (tá na lista!) mas acredito que valha a pena para conhecer a fundo o método e incorporar de vez na sua vida porque apesar de não ter lido eu passei a aplicar as ideias gerais, como imaginar um estilo de vida ideal, descartar/doar o que não é mais útil para mim e me perguntar ao descartar se essas coisas ainda me trazem algo de bom.
Daí o que costumava ser uma terapia no ritual de passagens de ano se tornou um hábito que me fez refletir sobre meus hábitos de consumo. Comecei a prestar mais atenção no que eu tinha e que não usava, o que eu comprava só por impulso e não porque realmente era algo que tinha a ver com a minha personalidade e que me fazia feliz.
A coisa foi evoluindo e passei a mergulhar mais no universo do consumo consciente e manter a casa organizada passou a ser um hábito menos doloroso do que costumava ser e virou quase um processo de purificação espiritual! Eu não sei você, mas eu sempre fico super cansada depois de fazer uma limpa. Eu tento fazer pelo menos uma grande por ano e outras pequenas limpezas periódicas. Isso me incentivou a pensar mais sobre o que eu compro para a minha casa, não acumular tanta coisa só porque tá na moda ou porque alguém disse que é indispensável.
E o que organizar tem a ver com projeto e decoração? Tudinho! Eu sou a favor de adquirir móveis e objetos de decoração que complementem coisas que você já tem na sua casa, recuperar uma cadeira antiga que é seu xodó, resgatar aquelas fotos ou postais de viagem sabe? Aí o processo de aquisição de novas peças é feito com mais consciência, prestando mais atenção no que realmente pode ser legal pra sua casa ter memória, afeto e carinho. Você não precisa daquela casa da revista pra ser feliz! A felicidade com seu espaço depende muito do que você é e das coisas que você valoriza no seu dia a dia. Essa reflexão é boa pra não sair acumulando um monte de coisa que não tem nada a ver com a gente.
Quais são seus hábitos de organização? Você tem alguma dificuldade na hora de arrumar sua casa? Conhece algum outro método interessante? Conta aqui nos comentários!
Post inspirado pela leitura desse artigo > Entenda o que é Mindfullness e entenda como usar na prática no décor da casa
Leia mais sobre a autora aqui.
Comentários